
XPPen Artist 15.6 Pro: revisão de um minuto
O XPPen tem feito seu nome nos últimos anos, assumindo a gigante da indústria Wacom para se estabelecer como uma alternativa mais econômica que ainda oferece desempenho.
Com o Artist 15.6 Pro, o XPPen parece estar voltado para profissionais, embora fique um pouco aquém em sua entrega. O Artist 15.6 Pro – pelo seu preço, em particular – é uma opção fantástica que ganha seu lugar como um dos melhores tablets de desenho. É ótimo para artistas que desejam atualizar seus tablets gráficos menores e mais baratos. No entanto, pode não ser suficiente para os profissionais – quando se trata de recursos, existem algumas limitações demais que podem atrasar um profissional que usa software de arte digital.
Como muitos tablets de desenho, o XPPen Artist 15.6 Pro precisa estar conectado a um computador para funcionar, atuando como um dispositivo periférico assim como seu mouse ou teclado. Os drivers necessários são fáceis de baixar e usar, permitindo que você configure seus atalhos e calibre o tablet.
É um modelo leve projetado para ser facilmente transportado por artistas em movimento e, embora isso prejudique um acabamento robusto e robusto, o XPPen Artist 15.6 Pro ainda é bem feito e a maioria será mais do que feliz com isso. Com sua tela HD 1920 x 1080p totalmente laminada, você obtém uma excelente gama de cores de 88% NTSC e 120% sRGB; mas descobrimos que a precisão não estava exatamente onde queríamos.
(Crédito da imagem: Futuro)
A caneta é fantástica, com 8.192 níveis de pressão e boa sensibilidade à inclinação e, embora não seja tão intuitiva quanto outras canetas do mercado, era confortável de segurar e usar por longos períodos de tempo.
Se você estiver usando o Artist 15.6 Pro apenas para uso pessoal, talvez nem perceba alguns dos pequenos problemas com o tablet. No entanto, se você deseja usá-lo ao trabalhar dentro de um prazo, existem algumas desvantagens. Às vezes, há problemas com a caneta, desde a instabilidade da linha e o atraso até a falta de resposta da sensibilidade à pressão. Como tal, não oferece a mesma fluidez que a caneta para papel e pode ser um pouco perturbador em geral.
Alguns dos cantos cortados para reduzir o preço também podem atrapalhar artistas mais sérios. A falta de um orifício de montagem VESA é bastante limitante em termos de incorporação do Artist 15.6 Pro em um espaço de trabalho, e o suporte fornecido é frágil e parece barato. Além disso, está em um ângulo estranho o suficiente para causar torcicolo em sessões de desenho mais longas.
Ao todo, ficamos impressionados com o XPPen Artist 15.6 Pro, e certamente é o mais próximo que vimos de uma competição real para a Wacom. No entanto, fica um pouco abaixo do desempenho de nível profissional, faltando alguns dos recursos de melhoria de produtividade que fazem toda a diferença para o seu fluxo criativo. Independentemente disso, o XPPen estabeleceu um padrão alto para si mesmo – e por seu preço, está atingindo todas as marcas certas.
XPPen Artist 15.6 Pro: preço e disponibilidade
Preço de tabela: US$ 369,99 / £ 399,99 / AU$ 599,99
O XPPen Artist 15.6 Pro está disponível por um preço agradavelmente baixo de $ 369,99 / £ 399,99 / AU $ 599,99, tornando-o um dos tablets de desenho de melhor valor disponíveis. Para comparação, o Wacom Cintiq 16 é vendido por US $ 650 / £ 530 / AU $ 999 e, embora definitivamente lidere em alguns aspectos, o Artist 15.6 Pro se mantém por quase metade do preço em algumas regiões.
Além da caneta e cabos, o XPPen Artist 15.6 Pro chega com uma seleção de acessórios. Isso inclui uma luva de desenho para evitar manchas na tela e um estojo para a caneta que funciona como suporte de caneta e tem espaço de armazenamento pré-carregado com 8 pontas extras. Há também o suporte de plástico para tablet, um pano de limpeza e uma capa de tela sobressalente. Isso contrasta fortemente com o Wacom Cintiq, que não vem com nada além do essencial.
A linha XPPen Artist Pro também está disponível em uma variedade de outros tamanhos, desde a tela pequena, mas poderosa, de 12 polegadas até uma enorme tela de 24 polegadas.
(Crédito da imagem: Futuro)
XPPen Artist 15.6 Pro: Design
8 atalhos e um dial
A tela é laminada, mas não gravada
super leve
Revestido de preto com o toque vermelho singular de sua roda de rolagem, o Artist 15.6 Pro é um monitor interativo simples e agradável com um toque mínimo. Medindo 443 x 280 x 12,6 mm (largura x altura), tem uma área de desenho ativa de 355 x 193,5 mm e pesa apenas 4,56 kg.
A própria tela totalmente laminada tem um pedigree fantástico. Possui uma resolução de alta definição de 1920 x 1080p, cobrindo impressionantes 120% da gama de cores sRGB, que é aproximadamente 88% NTSC. Percebemos que a precisão das cores estava um pouco errada, mas isso pode ser facilmente resolvido com um calibrador de cores.
O tablet sofre pouca ou nenhuma mudança de cor ao visualizar a tela de diferentes ângulos, o que o torna fantástico para ambientes colaborativos. No entanto, há um certo grau de paralaxe, que incomodará os artistas digitais mais experientes; mas é mínimo e provavelmente bom para todos os outros.
A tela não é gravada ou tratada de forma alguma, então desenhar com o Artist 15.6 Pro é mais parecido com desenhar em um monitor do que com caneta no papel. Para alguns artistas, isso não será um problema, mas pode parecer antinatural no começo. A película protetora fornecida para a tela afirma ser antirreflexo e à prova de arranhões e, embora possamos concordar com o primeiro, o arranhão em nossa tela parece desafiar o último.
(Crédito da imagem: Futuro)
À esquerda da tela, há oito botões de atalho táteis, quatro de cada lado do mostrador vermelho do Artist 15.6 Pro. Todos eles são programáveis usando o driver XPPen, e há o suficiente aqui para que você nem precise tocar no mouse e no teclado enquanto desenha, o que é fantástico. À direita do dispositivo está a porta de alimentação USB-C, os controles de brilho e o botão liga/desliga. Na parte inferior, você encontrará alças de borracha, para cobertura antiderrapante se estiver usando o tablet diretamente sobre uma mesa.
Como mencionado, o Artist 15.6 Pro vem com um suporte, mas não é muito. Ele não pode ser preso à tela, dependendo de suas alças de borracha para mantê-lo no lugar; isso não é ótimo quando você considera o quão frágil é o suporte. Na verdade, durante o teste, o suporte cedeu várias vezes abaixo de nós, além de oscilar um pouco se você estiver desenhando na borda da tela. Isso não seria um grande problema se o Artist 15.6 Pro tivesse orifícios de montagem para montagens ou suportes VESA, o que ampliaria significativamente suas opções.
(Crédito da imagem: Futuro)
XPPen Artist 15.6 Pro: Desempenho
Plug and play
Atalhos melhoram o fluxo de trabalho
Não dá experiência de desenho realista
No teste, o XPPen Artist 15.6 Pro foi agradável e fácil de usar, com algumas pequenas ressalvas. É incrivelmente fácil de configurar – basta baixar os drivers e pronto. É compatível com Windows 10/8/7, macOS X versão 10.10 ou posterior, usando conectividade HDMI ou USB.
XPPEN ARTIST 15.6 PRO: ESPECIFICAÇÕES
Dimensões: 443 x 280 x 12,6 mm
Área de desenho ativa: 355 x 193,5 mm
Espessura: 11mm (mais fino)
Peso: 4,56kg
Resolução de vídeo: HD, 1920 x 1080p
Resolução: 5080 LPI
Conexões: HDMI/USB
Gama de cores: 88% NTSC, 120% sRGB
Níveis de pressão: 8192 níveis
Compatibilidade: Windows 10/8/7, MacOS X versão 10.10 ou posterior
Modo canhoto: Não
Como o Artist 15.6 Pro vem com seu próprio cabo polvo (um pouco pesado), é uma configuração plug-and-play; ele não precisa de um adaptador AC. No entanto, isso significa que você terá um pouco mais de dificuldade para substituir o fio se estiver danificado.
Testamos o tablet principalmente com os programas Adobe Creative Cloud, mas também jogamos com software de desenho gratuito. Ficamos muito felizes com o desempenho do Artist 15.6 Pro ao trabalhar em nosso projeto mais recente.
Seus atalhos pareciam naturais e fáceis de usar, e os toques táteis dos botões eram excelentes para ajudá-lo a encontrar o caminho. Além disso, a roda de rolagem faz uma grande diferença, principalmente ao lado dos trackpads vistos acompanhando muitos aparelhos rivais; é uma adição fantástica para ajudar a navegar em seu trabalho.
Usamos o Artist 15.6 Pro para iniciar um projeto e achamos um pouco diferente fazer um trabalho de precisão devido à leve paralaxe, principalmente ao usar a função de inclinação (Crédito da imagem: Futuro)
Em termos de experiência de desenho, este é um monitor com caneta razoavelmente intermediário. Por um lado, é bastante responsivo. A tela é brilhante e vibrante, e os controles de brilho são facilmente acessíveis, além disso, com a capa de filme antirreflexo, o cansaço visual é reduzido ao mínimo.
Por outro lado, a tela realmente não evoca a sensação de papel ou tela, e a leve paralaxe dificulta o trabalho de precisão. A laminação completa ajuda aqui e você se acostumará com o tempo, mas vale a pena observar. Também descobrimos que, caso estivéssemos executando vários programas de design gráfico – o que você costuma fazer ao trabalhar -, um certo grau de atraso de entrada era evidente.
XPPen Artist 15.6 Pro: Caneta
(Crédito da imagem: Futuro)8.192 níveis de sensibilidade à pressão
Acompanha porta caneta e pontas extras
Às vezes precisa de mais força
O XPPen Artist 15.6 Pro vem com uma caneta sem bateria, que é preta com detalhes em vermelho. Ele tem uma pegada texturizada envolvendo a metade inferior da caneta e dois botões de atalho logo acima da ponta. Como um usuário dispráxico que segura uma caneta de maneira estranha, acertos acidentais desses botões de atalho eram frequentes; mas a caneta segura bem, é equilibrada e bem ponderada e oferece boa aderência, causando pouca ou nenhuma fadiga nas mãos.
A caneta oferece 8.192 níveis de pressão e 60 graus de função de inclinação, o que é raro encontrar em um modelo econômico e uma adição bem-vinda. No entanto, notamos que, ocasionalmente, a função de inclinação criava mais paralaxe, deslocando o mouse e dificultando um pouco o fluxo criativo.
No geral, esta é uma caneta incrível pelo preço – facilmente a melhor nesta faixa – mas você não deve esperar que seja tão sensível quanto uma caneta Wacom. A sensibilidade à pressão requer mais força, o que significa que não é tão natural de usar, mesmo tendo ajustado as configurações do driver.
Há problemas ocasionais com instabilidade e atraso na linha, o que significava que alguns traços suaves precisavam ser repetidos com frequência – e sem uma ponta de borracha na caneta, isso era um pouco cansativo. Mais uma vez, porém, é provável que essas preocupações sejam mais problemáticas para profissionais que trabalham com prazos; artistas casuais ou usuários menos experientes podem nem perceber esses pequenos problemas.
O suporte para caneta preta incluído é um ótimo complemento, embora um pouco volumoso, mesmo que não se prenda ao tablet para uma portabilidade mais conveniente. A tampa pode ser usada como porta-canetas, e no final do estojo você encontrará um compartimento para guardar pontas extras, o que é excelente se você não quiser ser pego desprevenido.
(Crédito da imagem: Futuro)
Devo comprar o XPpen Artist 15.6 Pro?
Compre se…
Não compre se…
XPpen Artist 15.6 Pro: Boletim
Deslize para rolar horizontalmente
Valor
Não há dúvida, o XPPen Artist 15.6 é facilmente o melhor display com caneta por seu preço e vem com uma gama decente de acessórios que completam o pacote.
5/5
Projeto
Se você pode deixar de lado seu acabamento barato e suporte frágil, o Artist 15.6 Pro é bem projetado e possui recursos suficientes no departamento de especificações para ver a maioria dos artistas.
4/5
atuação
No geral, o XPPen Artist 15.6 Pro tem um bom desempenho, é fácil de configurar e usar; mas pode atrasá-lo um pouco com seu leve atraso de entrada e sensação de desenho não natural.
4/5
caneta
A esse preço, a caneta XPPen é o rei do seu castelo, especialmente porque possui suporte de inclinação. Algumas pequenas concessões foram feitas em termos de controle, mas nada que atrapalhe o usuário médio. O suporte para caneta incluído também é um toque agradável.
4/5
Primeira revisão novembro de 2022
Como testamos
Temos orgulho de nossa independência e de nosso rigoroso processo de teste de revisão, oferecendo atenção de longo prazo aos produtos que analisamos e garantindo que nossas análises sejam atualizadas e mantidas – independentemente de quando um dispositivo foi lançado, se você ainda pode comprá-lo, está no nosso radar.
Leia mais sobre como testamos